Iniciativa Moinhos Abertos 2010

Soalhães é uma freguesia rica em tradições e com um vasto património cultural.
A concretização do Percurso Pedestre, Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago, promovido pela Junta de Freguesia com o apoio do Projecto Leader +, foi aposta na valorização do território e na dinamização do espaço rural, promovendo quer o património ambiental quer o património etnográfico.
Foram restaurados cinco dos treze moinhos existentes na linha de água na aldeia de Vinheiros, na encosta da serra da Aboboreira, que complementam uma pequena rota (PR1) de 15km, até ao concelho vizinho de Baião.
Os moinhos fazem parte do dia-a-dia de poucos, mas fazem parte das memórias de muitos. As histórias em volta dos moinhos são fascinantes. Visitá-los acompanhados dos consortes, que nos mostram com muito carinho todos os engenhos e nos explicam como dali sai a fina e macia farinha de milho, é absolutamente pedagógico e culturalmente enriquecedor.
A Junta de Freguesia aderiu pela primeira vez no ano 2009 à iniciativa nacional Moinhos Abertos, sendo uma iniciativa meritória que tem como objectivo chamar a atenção de todos para o inestimável valor patrimonial dos nossos moinhos tradicionais. A divulgação é realizada com a colaboração da Rede Portuguesa de Moinhos
em colaboração com a TIMS, Secção Portuguesa da Sociedade Internacional de Molinologia e pode ser consultada aqui.
Felicitamos a organização e congratulamo-nos por podermos dar o nosso contributo, ficando aqui o convite para visitarem os nossos moinhos no próximo dia 10 de Abril.

Cristina Vieira
Presidente de Junta de Freguesia

Sem comentários: