Abril de 2009

Dia 25 de Abril, dia da Liberdade, da Revolução dos Cravos, a Revolução que nos trouxe a vida democrática, vida essa que, ou me engano muito, ou após, decorridos 36 anos, ainda não aprendemos verdadeiramente a vivê-la…
Falar destas coisas aos mais jovens, principalmente aos que já nasceram em democracia e que frequentam as nossas escolas com o actual ensino, não é fácil. Não fazem bem ideia do que foi viver esse fantástico momento que nos libertou de uma longa ditadura fascista ou, se quiserem, salazarista. Para muitos destes jovens, falar do 25 de Abril, de Salazar, ou até, de D. Afonso Henriques, é tudo a mesma coisa, ou seja, é tudo história… e para quem não gosta de história, querem lá saber, é mais um feriado!
Hoje, a vida, não está fácil, estamos em crise, mas temos Liberdade, podemos nos expressar livremente, indignarmo-nos contra aquilo que não estamos de acordo, dizer mal do Eng. Sócrates, do PS, da Dr.ª Cristina, de “locomotivas em rotundas”, etc. … Seria bom, que sempre que o fizéssemos, não ultrapassássemos a barreira do respeito pelas ideias dos outros, enfim, o que nem sempre acontece!
Mas não era propriamente do 25 de Abril de 1974 que eu queria falar, não quero falar de política, nem, tampouco, dar lições de democracia a ninguém; queria, antes, referir-me ao 25 de Abril de 2009, o dia em que, numa alegre caminhada, promovida e organizada pela Junta de Freguesia de Soalhães, pelo percurso, já conhecido de muitos, “Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago”, se comemorou “O dia da Liberdade”. Pois, o desabrochar da primavera, proporcionou aos caminheiros, desfrutar de todo o encanto natural da Serra da Aboboreira, não esquecendo, obviamente, a reposição de “energias”, na famosa “Tasca do Fumo”, para depois, prosseguir e levar a cabo o resto da caminhada, que terminou num lanche convívio no Centro de dia. Parece que para este 25 de Abril de 2010, não há nada previsto nem organizado, é pena!..., mas a primavera ainda não acabou…
Ah, lembrei-me, agora, que um dia, quando formos já velhinhos, sem grandes forças para caminharmos, sobretudo, por alguns troços mais tortuosos do percurso, como seria bom podermos recordar todo esse percurso, visitar os mesmos lugares, os mesmos moinhos, a mesma tasca (a servir agora, chazinho e torradinhas…), mas, para isso, em vez de o fazermos a pé, já que, nessa altura, a saúde não vai ser muita, o pudéssemos fazer num pequeno comboio turístico, em linha reduzida. Para tal, lanço um desafio aos endinheirados da nossa terra, para contribuírem fortemente em apoiarem num hipotético investimento turístico, que, poderia muito bem ser, a construção de uma linha reduzida paralela ao caminho pedestre, para o dito comboio. Assim, quem é que iria dizer, que uma locomotiva colocada na principal rotunda da Freguesia, não faria o menor sentido? …
Desculpem-me, perdão, caros leitores e, principalmente, minha querida Amiga Cristina, lá fui eu, falar novamente de política… e eu que só queria divertir-me!

António Vieira de Queirós

Sem comentários: