Trail Rota das Capelas em Soalhães


Trail Rota das Capelas, reúne história, tradições e natureza, da serra da Aboboreira, na encosta da freguesia de Soalhães.

INSCRIÇÕES ONLINE ABERTAS
https://lap2go.com/pt/event/trail-rota-das-capelas-2017

ITER Eventos organiza mais um evento, Trail Rota das Capelas, Trail Running e Pedestrianismo onde «História, Tradições e Natureza» estão envolvidas com o desporto.

Realiza-se a 2 de Abril em Soalhães, Marco de Canaveses.



Enquadramento
O recinto do evento será o adro da Igreja de São Martinho de Soalhães, monumento de visita obrigatória e local onde podem também apreciar uma magnífica vista panorâmica sobre a Cidade do Marco de Canaveses.

O nome deste evento surge através do verdadeiro significado da palavra Rota, Rota esta que vai levar-vos a conhecer cerca de 8 capelas, Capelas de - S. Clemente, S. Bento, S. Tiago, S. João Batista, S. José, Senhor dos Aflitos, S. Miguel, S. Sebastião, de um total de aproximadamente 20 capelas existentes por terras de Soalhães. 

Ao longo desta Rota vão passar por levadas cheias de água que dão força aos moinhos de água, moinhos estes que orgulham os nativos de Soalhães em manterem vivas as memórias de todo o ritual associado ao “ciclo do pão”, single tracks, e pequenos caminhos que mostram um povo que habita em casas graníticas de arquitetura vernácula que ainda cultivam a leira à força braçal e animal, vão poder conhecer vidas e tradições de um povo humilde e calmo que se adaptaram a viver nesta zona de montanha. 

A Serra da Aboboreira, de elevado valor cultural e natural é o ponto mais alto desta Rota, onde vão poder deslumbrar de uma paisagem panorâmica.

A Capela de Santiago, situada no Castro de Santiago, documentada desde o séc. XII, será, porventura, o mais antigo templo do seu género existente na freguesia. Em 1930, segundo o inventário de bens da paróquia, esta capela encontrava-se caiada, possuindo um altar com as imagens de Santiago e de Santo António.


Competição
O Trail Rota das Capelas é composto por 3 provas distintas:
  1. Trail Longo 21 km 
  2. Trail Curto 14 km 
  3. Caminhada 8 km 

Organização:
ITER - Animação Turística e Eventos
Junta de Freguesia de Soalhães


Trail Rota das Capelas, página oficial no Facebook
https://www.facebook.com/Trail-Rota-das-Capelas-557387874457407/




Sem comentários: