Caminha de Inverno

Porque acreditamos que a beleza da Serra não está apenas no seu verde, queremos convidá-lo a visitar a Serra, e o nosso Percurso Pedestre, no Inverno!
No próximo dia 31 de Janeiro, vamos começar cedo… às 9h o Secretariado, está pronto a receber as inscrições na sede da Junta de Freguesia. A caminhada terá início às 9h30m. Pelo caminho, contaremos com Animação.
A Poça da Sapeira (emblemática, na freguesia, foi aí como muitos dos nossos jovens aprenderam a nadar e passaram os quentes dias de Verão. Outras histórias já ouvi, sobre esta Poça….histórias de Bruxas, que aí se entretiam, pregando uns sustos à rapaziada!
Logo acima, podemos ouvir as novenas... ao S. Clemente. A Capelinha está lá no altinho à nossa espera! E depois, toca a ganhar fôlego para subir o Monte das Pedras Brancas. E são mesmo brancas!
Temos muitos degraus a subir para contemplar o S. Tiago. Esta capelinha no alto da Serra, é efectivamente uma homenagem aos Caminheiros de S. Tiago de Compostela, que desciam de Baião e ali passavam para Compostela. O local, é um extraordinário “miradouro”, onde podemos contemplar a freguesia e, o Marco de Canaveses e até os concelhos vizinhos! Depois de nos cruzarmos com um pequeno troço da Pista de BTT, e passarmos numa levada de água envolta num “canudo” de vegetação, chegamos ao emblemático Penedo da Burra. Já ouvi a história contada pelo Sr. Pinheiro, um homem com umas rugas desenhadas no rosto que lhe dão um ar de guardião da aldeia. O seu pequeno chapéu torna-o ainda mais peculiar. Apesar da idade, a força das suas palavras são de um jovem de 20 anos. Aquele penedo segundo ele, é um local cheio de histórias. As duas pegadas escavadas no dito penedo, têm de facto a forma de duas pegadas. O orifício redondo uns centímetros acima era, segundo ele para prender a burra, que bebia agua numa “pocinha de água” também ela escavada no penedo… Digno de registo!
Quem não conhece os nossos moinhos de água, inseridos numa magnifica linha de água, encaixados na encosta, como peças de um puzzle, escondidos na vegetação…vai ter essa experiência magnifica!
Vamos poder conversar com o Sr. Pinheiro ou com o Sr. Alfredo, cujos anos de experiência em volta dos moinhos lhes dão a possibilidade de nos contemplar com doces palavras... cheias de sabedoria! Os Moinhos de água, de Consortes, têm histórias magníficas, para nos contar…os seus engenhos, têm “manhas”, a farinha, mais fina ou mais grossa tem os seus segredos, que só com anos de experiência, se conseguem descobrir. A aldeia, onde estão inseridos, é uma aldeia muito pitoresca. Vinheiros! O som da levada da água é arrepiante.
Serra acima, a paisagem vai-nos deslumbrando á medida que nos apercebemos que a Igreja Matriz, que serve de referência ao início do Percurso, se vai literalmente reduzindo ao nosso olhar...lá longe!
Entramos no concelho vizinho, e cá está mesmo ao lado, da capelinha de S. Brás, a Tasquinha do Fumo. E que simpáticos que são o Artur e Isabel.
A Isabel, tem umas mãos “sagradas” para os petiscos…as rabanadas com mel da Isabel, são deliciosas…acompanhadas de um cafezinho feito à lareira, na “Chocolateira”! Delicioso.
Depois de saciados, a alma e o corpo, cá vamos nós começar a descer…
Estão convidados a partilhar o percurso pedestre connosco!
Não se vão arrepender!

Cristina Vieira

Sem comentários: