Percurso Pedestre “Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago”, dinamizado no âmbito da Infância

O percurso pedestre de Soalhães está repleto de história, a parte do percurso pré definida para as escolas desperta-nos para um sentimento de regresso ao passado, onde os moinhos têm um papel de destaque, os quais nos convidam à evasão.

A paisagem dividida entre espaços agrícolas e a grandiosidade da serra da Aboboreira, onde as gentes mostram no rosto o duro trabalho campestre, reflecte a elevada biodiversidade de fauna e flora, onde é possível observar uma elevada diversidade de espécies e estar em contacto directo com o imaginário de outros tempos, tempos esses que o mais novos já não sabem e os mais velhos se vão esquecendo.

A aguarela de cores da paisagem, que tão bem foi elucidada no logótipo da caminhada, está presente ao longo de todo o ano, sendo um espaço com um cenário de natureza deslumbrante.
O percurso pedestre de Soalhães disponibiliza às escolas um vasto leque de actividades. Para além de percorrer o percurso de descoberta dos moinhos, em pleno contacto com a natureza, as crianças têm a oportunidade de participar em diversas actividades.

No passado dia 23 de Abril, deu-se início à actividade com as escolas, o primeiro grupo a participar foi a escola de EB1 de Corredoura e o Jardim-de-infância, de S. João da Folhada.
Foi espantoso observar o deslumbramento de todo o grupo perante aquele cenário, a curiosidade tomou conta do espírito e as perguntas iam surgindo naturalmente.

O Peddy Paper, ponto central de toda a actividade, fez com que os pormenores fossem vistos minuciosamente, as equipas mostraram a rivalidade pretendida, mas sempre com desportismo e alegria.

No final da caminhada, os rostos das crianças com um ar um pouco cansado mas com vontade que a caminhada não tivesse ficado por ali foi compensador e estimulante. A broa com mel foi servida para que os engenhos dos moinhos, e o milho que estes moem façam sentido para as crianças. O mel, esse é delicioso. Da nossa serra da Aboboreira!

1 comentário:

Casos Explorados pelos Supra Alunos e Estórias disse...

Adorámos (turma RT9U do CESAE de Marco de Canaveses todo o percurso realizado, a verdadeira hospitalidade e simpatia!
Podem ver o nosso feedback no nosso blog: http://turismocesae.blogspot.com/
Até breve!