"Os moinhos e as Papas de milho" - para angariar fundos para os Bombeiros


No próximo dia 01 Setembro, de manhã, a Junta de Freguesia de Soalhães, vai levar a cabo mais uma caminhada pedestre, na pequena rota, designada “Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago”

Esta caminhada tem o apoio da Dólmen, Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega.

O objetivo desta caminhada é sobretudo contribuir para a promoção da freguesia, na sua vertente cultural, ambiental e turística. Os caminheiros ficam fascinados com a paisagem, os moinhos, a fauna e aflora que encontram serra acima, e serra abaixo.

E outro objetivo é associar a esta caminhada, que só faz bem à saúde, a etnografia e a gastronomia. Ou seja, ao longo do percurso temos uma linha de água, com moinhos, que alguns foram restaurados também no âmbito de uma candidatura à Dólmen, em 2008, e que se encontram atualmente a moer. Com a farinha dos moinhos vamos confecionar e promover as papas de milho, e a broa de milho!

O percurso terá ao longo dos 7 km de subida, animação e teatrealização de algumas tradições da freguesia. Desde logo o Rancho de Quintã, animará a Poça da Sapeira, onde serão representadas algumas cenas das lides agrícolas e até brincadeiras de crianças, dos tempos de outrora junto a essa emblemática Poça onde muitos Soalhenses aprenderam a nadar na sua infância e juventude.

Logo acima, na paisagem encontramos a Capela de S. Clemente, e encontraremos as crianças trajadas a rigor, cantando a S. Clemente. São as Novenas a S.Clemente.

E chegados mais tarde à linha de moinhos depois do esforço até ao Monte das Pedras Brancas, serão os caminheiros recompensados com a animação nos Moinhos, onde poderão ver os moinhos a moer, e o Rancho Folclórico de Quintã (que termina aí a sua participação na animação) fará a animação e servirá um petisco, feito com milho é claro!

Depois desta animação, contamos com a participação do Rancho Folclórico de Ramalhais, que fará a primeira surpresa no recinto da capela de Santiago.

A freguesia de Soalhães, fazia parte do caminho dos peregrinos até Santiago de Compostela, e por isso ao longo desse caminho eram construidas capelas, e em Soalhães bem lá no alto da paisagem, num lindíssimo Miradouro temos capela de Santiago, que servirá de palco ao Rancho Folclórico de Ramalhais para presentear os caminheiros com um pequeno teatro alusivo a esse facto histórico!

Rumando acima, antes da linha de moinhos passaremos numa levada de água com um carvalhal, fresco e vigoroso. Aí poderemos ver o penedo onde o Rancho do Ramalhais fará a representação da Lenda da Burra.

E quase em Baião, concelho vizinho chegamos a Almofrela, o cenário aí é deslumbrante. E mais uma vez o Rancho do Ramalhais fará um teatro onde os caminheiros se deliciarão, com as nossas tradições e vivências do mundo rural.

Logo de seguida começaremos a descer a serra avistando bem lá do alto, uma paisagem fenomenal e avistando mais tarde a Igreja Matriz, imponente na paisagem. E quando lá chegarmos, ao parque de merendas junto à Igreja Matriz, as papas de milho, as pataniscas, as filhoses, e a broa quente farão a delicia dos caminheiros. Claro, que logo a seguir ao almoço teremos as música tradicional, com as concertinas!

A Tocata do Rancho de Ramalhais fará o gosto de todos que após o almoço terão de novo energia para um pezinho de dança.

Estamos certos que vai adorar fazer este percurso Pedestre.

Inscreva-se através do email da junta: jfsoalhaes@hotmail.com ou por telefone: 255511276

Pode também fazê-lo através da Associação dos Amigos do Rio Ovelha, que são parceiros nesta Caminhada, e são extraordinariamente disponíveis para colaborar em todas as caminhadas que organizamos!

O valor da inscrição é um gesto solidário para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.
O valor da inscrição é de 3 €, e a totalidade deste valor será doado à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses, como forma simbólica de contribuir e agradecer o empenho e trabalho que têm tido na defesa da floresta e da vida das pessoas.

Em Soalhães desde 1 janeiro até a data de 27 agosto de 2013 no total de 267 alertas de fogos florestais , 27 foram da Freguesia de Soalhães. E no total de área ardida 127 ha , 30 ha são da Freguesia de Soalhães.

Por isso, entendemos que devíamos ter uma atitude solidária para com quem tem estado solidário com a freguesia, num trabalho que é digno, e que merece o total respeito dos Soalhenses e dos Marcoenses.

Infelizmente os Bombeiros, como podemos perceber até pelas recentes noticias, chegam a por vida deles em risco em defesa da vida dos outros.

Deixo desde já o convite a todos para participarem nesta caminhada e darem o vosso contributo para os Bombeiros.

Caso não possam fazer a caminhada, podem sempre aparecer no final da caminhada provar as papas e dar o seu contributo aos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.


Sem comentários: