Acção de limpeza do Rio de Galinhas contou com cerca de 50 voluntários

Limpeza do Rio de Galinhas, contou com a Junta de Freguesia de Soalhães e Junta de Freguesia de Rio de Galinhas e algumas Associações
A Junta de Freguesia de Soalhães tem, além de outras preocupações ambientais, uma atenção acrescida com as linhas de águia da freguesia. Cristina Vieira, refere que “ logo no 1º ano de mandato, em 2006 tivemos essa preocupação, e conseguimos reunir um conjunto de pessoas na limpeza das linhas de água da freguesia.”.Dessa limpeza saíram um conjunto de tratores de lixo. A autarca refere, “Na 1ª vez, não tínhamos noção que havia tanto lixo, e decididos avançar com essa limpeza como uma acção pedagógica, reunimos as associações e avançamos como forma de sensibilizar a comunidade para o uso dos contentores do lixo ou então quando se trata de lixo de grande envergadura, como eletrodomésticos, fazerem uso dos serviços da câmara municipal, que através de marcação na junta de freguesia fazem a recolha desse lixo na própria casa das pessoas”

A limpeza foi realizada em três ações, em anos distintos, pela Junta de Freguesia, em duas das linhas de água, Rio de Galinhas, desde Juncal até à estação de comboios e na linha de água de Lardosa desde Vinheiros até Rio de Galinhas. Estas ações mereceram atenção da Associação dos Amigos do Rio Ovelha que atribuíram em 2007, o galardão à Junta de Freguesia como “Freguesia Amiga do Ambiente”.

Este ano, a limpeza decorreu no dia 18 de Maio, e incidiu no Rio de Galinhas e contou com a colaboração ativa da Junta de Freguesia Rio de Galinhas. Ficou a promessa de voltar a reunir as associações que participaram ativamente, Associação dos Amigos do Rio Ovelha, Motoclub de Soalhães, Grupo Desportivo e Recreativo de Soalhães, Rancho Folclórico de Quintã, para que durante o Verão se possam voltar a reunir para desta vez fazer uma limpeza no leito e margens do rio, atendendo que agora ainda havia ainda muita água que impossibilitaram esse objetivo. Mesmo com as adversidades climatéricas foram retirados dezenas de sacos de lixo do Rio de Galinhas.

Sem comentários: