Castanhas com mel… aromas de S. Martinho…

No passado dia 15 de Novembro, a Junta de Freguesia de Soalhães levou a cabo o 1º percurso temático, no PR1-MCN, Pedras Moinhos e Aromas de Santiago, denominado “Castanhas com mel… aromas de S. Martinho”.

Como é habitual, o secretariado abriu pelas 9h, para receber os entusiastas que foram chegando a pouco e pouco.

A campeã Aurora Cunha bem cedo se fez representar para, em conjunto com os demais participantes, conhecer a Igreja Matriz da Freguesia, numa breve mas elucidativa visita guiada pelo grande amigo Dr. Pereira Cardoso, que evidenciou, de forma poética, a sua importância no conjunto da arte nos seus estilos arquitectónicos.

A caminhada teve início pelas das 10h e contou com a participação de cerca de 100 caminheiros, que se deliciaram com a beleza da paisagem e com todas as surpresas inesperadas que foram surgindo, graças ao empenho e dedicação do Rancho Folclórico de Quintã e ao Grupo de Jovens da Paróquia que colaboraram na animação em vários pontos do trajecto. Além da magnífica representação daquilo que é a cultura e tradição do nosso país e desta região em particular, o Rancho congratulou todos os presentes, com deliciosos petiscos: a broa quente, acabada de sair do forno a lenha e confeccionada com a farinha moída nos nossos moinhos, as papas de milho e pataniscas, as cebolas salgadas, azeitonas, aletria, rabanadas, filhoses e bom vinho a acompanhar.

Na tasca do Sr. Artur e da D. Isabel, fez-se uma pausa para degustar mais uns petiscos e uma deliciosa sopa de castanhas aqueceu o corpo que num instante havia arrefecido. A partir dali foi quase só descer e de repente se chegou ao ponto de onde poucas horas antes tínhamos partido.

A caminhada culminou, como não poderia deixar de ser, com um belíssimo magusto que proporcionou mais um agradável momento de convívio e animação. Os caminhantes tiveram ainda oportunidade de observar uma pequena exposição sobre a produção do mel, com a colaboração do Sr. Paulo Soares, apicultor de Senradelas, e adquirir alguns produtos da terra, como mel, farinha moída nos moinhos de Vinheiros e alguns doces da Fábrica Duriense, salientando-se as tardes de S. Martinho.

A Junta de Freguesia de Soalhães agradece a presença da Aurora Cunha e de todos os participantes e em especial a todos os que colaboraram para que esta iniciativa se concretizasse mais uma vez com sucesso.


Fotografias em breve no nosso álbum.

Sem comentários: