Castanhas com Mel: Aromas de S. Martinho



No dia 15 de Novembro realizar no percurso pedestre (PR1 MCN) Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago, uma caminhada alusiva ao Mel e às Castanhas, denominada Castanhas com Mel: Aromas de S. Martinho.

Desta vez a organização quer deliciar os visitantes, com o mel da Serra da Serra da Aboboreira e com as quentes e estaladiças castanhas assadas, daí o nome, “Castanhas com Mel: Aromas de S.Martinho”.

A nossa bendita serra tem nas suas encostas, o fruto de um trabalho árduo das abelhas, que recolhem o pólen das flores e que o transformam e armazenam nas colmeias: o mel! Puro e doce. Delicioso.
A minuciosidade e o carinho, com que o nosso apicultor, Paulo Soares, espreme os favos de mel, dourados... faz crescer a água na boca!

Durante o percurso vamos ter também a oportunidade de admirar os imponentes castanheiros e provar algumas delicias gastronómicas, em que o mel e as castanhas são o mais importante dos ingredientes…

S. Martinho é o padroeiro da freguesia, em sua homenagem se fazem as festas da freguesia, sendo o festejo do padroeiro a 11 de Novembro. É tradição, à noite juntarmo-nos em volta da fogueira, no Adro da Igreja Matriz, lindíssimo monumento nacional, e comer as castanhas acompanhadas com uma "pinga" de vinho novo. A animação em volta das castanhas, e as artimanhas, para conseguir enfarruscar os amigos, também fazem parte do tradicional magusto.

Os aromas associados a esta tradição, complementam o cenário magnífico que a serra naturalmente nos impõe.

Veja na coluna à direita os contactos e como se inscrever!

Sem comentários: